OVNI dia 18 de Agosto 2012 Gontijas - Ferreira do Zêzere

Ás 01h26 do dia 18 de Agosto 2012, avistei um grande flash de luz, que provocou um rasto de luz azul, do qual surgiu um objecto perceptível a olho nu, visivél como um ponto branco de cerca de 2mm. O objecto emitiu 3 flashs de luz pulsante e circular num espaço de tempo de 5 segundos, desaparecendo de seguida.

A velocidade do objecto foi constante, não era elevada e não era uma trajectória rectilínea.



Não esperava observar um objecto neste ponto do espaço, existe muitas coincidências em relação com o objecto do dia 15 de Julho 2012 http://ufotomar.blogspot.pt/2012/07/ovni-15072012-gontijas-ferreira-do.html , ambos apareceram do mesmo ponto do céu em relação à Terra, não ao espaço, como podem ver na imagem que segue.
Mesma declinação e ascenção para os dois objectos .
É caso de estar atento se um outro objecto aparece nas mesmas coordenadas.
19/08/2012
.... surpreendentemente, ao traçar uma linha contínua desde o ponto de observação, em direção ao ponto de avistamento, a linha passa pela Serra da Gardunha.
A altura e distância exacta não consigo determinar, se efectivamente o ponto exacto na vertical, seria a Serra da Gardunha.


Colaborador Ufo Portugal


Segue o relato enviado pelo Sr. João Carreira, da qual apresenta algumas semelhanças pela descrição como na data de observação.

Eu nesta madrugada (de 18 para 19 de Agosto) avistei, no Porto, algo semelhante ao vídeo.
No inicio pensei que fosse Júpiter dado o brilho intenso, mas a partir do momento que o objecto começa a pulsar, alternando por um brilho mais intenso que Júpiter, até ficar sem luz durante uns segundos.
Este ciclo repetia-se sem aparente padrão temporal.
Notei também que o objecto se movia. Surgiu de Este (no inicio pensei que fosse um avião) mas depois ficou sobre o céu (nuns 45 a 60º de azimute sobre Este), progredindo apenas lateralmente, de um lado para o outro.

Tenho como hobby a Astrononomia, logo fui buscar o meu telescópio.
Apenas visualizei um objecto esférico, não consegui ver detalhes, apenas verifiquei que realmente tinha luz própria, ora intensificando, ora desaparecendo por completo como descrevi antes.
Eu já olho o céu por um telescópio há muitos anos, já vi vários artefactos (satélites de comunicação ou balões meteorológicos, por exemplo) mas nunca vi nada assim.

Como estou de férias fiquei a observar madrugada dentro, penso inclusive que surgiram outros dois objectos semelhantes pelas 5h-6h mas não posso afirmar com certeza absoluta por que o céu ficou nublado e o movimento das nuvens confunde tanto o discernimento desses objectos como a sua própria luz.
Mas o objecto inicial continua a emitir a sua luz, como se de um farol se tratasse.

Gostava de encontrar alguém do norte de Portugal que pudesse corrobar as minhas obsevações, ora postando aqui ou contactando-me.

Toda e qualquer informação adicional queira entrar em contato com o Ufo Portugal.
ufo_portugal@sapo.pt