OVNI observado em Santarém "Portugal"

Nestas ultimas semanas o Ufo Portugal, tem vindo a receber uma grande série de relatos ocorridos um pouco de Norte a Sul de Portugal, como também Brasil, México entre outros países.
Maioria desses relatos retratam a mais comum das observações, flash, movimentos bruscos de pequenas luzes etc.
Porem este relato que segue tem uma particularidade muito especial, face ás dimensões descritas do objeto!
A testemunha com profundo conhecimento em Astronomia e a elaborar "preparar" o seu observatório astronómico, nos revela ter noção, conhecimento perante os fenómenos naturais!
Segue o relato pela primeira pessoa ( Sr. Carlos Lopes ).


Moro numa aldeia chamada Gontijas, no conselho de Ferreira do Zêzere.
Tinha acabado de chegar a casa, quando os cães começaram a ladrar, fui à varanda ver o que se passava.

Como não deparei com nada, decidi fumar um cigarro.
Fiquei ali um momento até mesmo ver 2 meteoritos que passaram, e praticamente do canto do olho, vi uma luz amarela grande, o que me despertou a atenção.





Elaboração de Carlos Lopes
Nesse momento estavam a passar 2 aviões de linha perto do acontecimento, e vi o avião que estava à esquerda se desviar da rota.

Passado 15 segundos, uma luz amarela ( tendo em conta as dimensões de um avião linha A320 ou A319) de cerca de 500 metros, pulsante, como uma sinalização, percorrendo apenas uma parte de uma estrutura que estava invisível e estática, por mais de 5 segundos, sobre o seu lado esquerdo, mostrando parcialmente uma estrutura solida, circular por detrás dessa luz.

Nesse momento o avião que se encontrava do lado esquerdo, ainda desviou mais a sua rota.
As dimensões...


Croqui efetuado pelo Sr. Carlos Lopes

Gontijas fica a cerca de 12 Quilómetros de Tomar em linha recta, e posso avistar a poluição luminosa da cidade, o que é um bocado constrangedor, porque pratico astronomia.

O objecto situava-se além das luzes da cidade, e tendo em conta que a TMA ( corredor aéreo de Lisboa ), o nível de voo se situa entre os 4000 metros, as dimensões visíveis somente pela claridade do sinal são descomunais!
Cerca de 8 quilómetros de largura ( lado esquerdo ) e estava perto dos 4000 metros do solo , estático e invisível.
Estive desde o acontecimento, às 22h00/22h15 até às 05h30 de hoje, a tentar observar o objecto, mas apenas só ouve 2 emissões de luz, mas notava-se que uma massa, embora invisível permanecia lá, derivado as deviências de luz emitidas pelas estrelas.
Cerca das 00h00, o fenônemo, tornou-se mais difícil de observar, derivado às nuvens que começaram a aparecer.


                         Vídeo efetuado pelo Sr. Carlos Lopes sobre a sua observação.

Foi então que decidi comunicar à Força Aérea Portuguesa (Estação de Radar de Nº3 (ER3) - Montejunto), a qual se situava mais perto do acontecimento, a qual não confirmou nada de anormal nos radares àquela hora.

Estudei para tirar o meu brevet de avião, o qual não pude finalizar por falta de meios económicos, tenho um observatorio de astronomia, sei distinguir meteoritos, planetas, estrelas, satélites, estação espacial, aviões.

Já vi objectos não identificados, mas tendo sempre em lógica uma explicação, mas como o que se passou esta noite, nada de tal posso identificar.
Em resumo, foi um objecto voador de grandes dimensões, com uma tecnologia desconhecida de propulsão e de visibilidade, que emitiu um sinal de presença ao tráfego aéreo que se encontrava no momento, contra uma possível colisão.

Os meus melhores cumprimentos

Carlos Lopes

                         Ufo Portugal

Perante esta ocorrência pode - se, verificar que na hora e data especifica mencionada, existiam efetivamente duas aeronaves de linha na justa posição, entre outras aeronaves circundantes em redor.
Segue o registo de aeronaves na região... Vídeo com uma velocidade de controlo de 24X.


Durante a hora e localização estavam visíveis os seguintes Satélites.

HST - 22:00h.

COSMOS 2058 - 22:06h.

SL - 3 R/B - 22:16h.

OPS 8180 Radcat 22:19h.

Este último Satélite em questão ( OPS ), que na linha do horizonte e deslocação de sentido inverso Norte Sul, e localização parece deslocar relativamente baixo devido ao ângulo de visão!



Quanto á observação de satélites, são somente pequenos pontos luminosos refletidos por luz Solar nos seus painéis, não apresentando grande envergadura... Tamanho aproximado á de uma estrela...
Sobre Santarém é possível observar o voo circular de aeronaves que aguardam autorização "ordem" de aterragem no aeroporto da Portela Lisboa.

Seguem as descrições dos aviões suspeitos dessa presença perante o relato.
Será de referenciar que todos os aviões que não disponham do equipamento ADS-B, não são detetaveis.
O que ocorre com aeronaves militares e algumas civis.
Pode efetivamente existir mais aeronaves sobre Santarém ou arredores.






A Força Aérea Portuguesa não se pronunciou sobre esta ocorrência, como também não forneceu qualquer informação sobre os seus registos de Radar.
Tipico da FAP, perante este tipo de ocorrência.

Existem mais indícios de observações na área de Santarém.
Porem o Ufo Portugal, estará aguardar por mais detalhes ou cedência de informação, de forma a chegar a uma conclusão mais exaustiva sobre o que sobrevoou Santarém na noite do dia 14 de Junho.

O Sr. António Frade, conta que na noite 14 de Junho regressava de Lisboa  com a sua esposa, por volta das 22:00h, ao passar sobre o Vale de Santarém observaram ambos algo no céu na sua "esquerda" não dando muita importância.
Concluíram que poderia ser projeção de luzes pelo simples fato de Santarém e muitas outras localidades em redor se encontrarem em festividades.
O fumo dos assados, sardinhadas churros etc, com a projeção de luz pode criar efeitos anormais.
Contudo após ler o alerta do Ufo Portugal, conta que não sabe o que estava no céu!
Inicialmente julgou ser fumo e projeção de luzes.

Já o Sr. Adelino Marques, conta que no dia 16 pelas 23:00h, observou e filmou um objeto de cor "laranja" que voava a uma altitude baixa sobre Santarém.
O Sr. Adelino mora numa casa R/c, sendo o edificio da frente um primeiro andar.
Existem uns pontos no vídeo que não são estrelas mas sim falha do equipamento.


Mapa de observação enviado pelo Sr. Adelino Marques.



Se reside na área ou observou algo similar ao descrito pelo Sr. Carlos Lopes, entre em contato com o Ufo Portugal via E - mail: ufo_portugal@sapo.pt





Agradecimentos ao Sr. Carlos Lopes por partilhar connosco a sua observação.

Atualização a 12 de Julho de 2012

Documento gentilmente enviado pela secretaria da FAP...