Pergunta UFO: Os ovnis podem causar acidentes aéreos?
Pilotos têm visto coisas inexplicáveis através das janelas de seus cockpits desde o nascimento da aviação.
Tanto que em 19 de outubro, em uma edição da U.S. News & World Report, o editor Michael Morella avisa que os ovnis (termo que surgiu para essas “coisas inexplicáveis” nos anos 40) distraem pilotos e podem causar desastres aéreos.
Até onde sabemos, nunca houve um acidente aéreo envolvendo aviões de carreira cuja causa tenha sido uma distração proveniente de um ovni.
As distrações que afetam os pilotos geralmente são causadas internamente, seja por conversas, seja por leituras incorretas dos instrumentos, etc. Não há nenhuma gravação (ao que consta) de diálogo dos pilotos em que o capitão diz “aquilo lá fora é uma espaçonave alienígena?”.
Há um caso lendário de uma aeronave militar que se acidentou durante uma perseguição a um ovni. Em janeiro de 1948, quatro caças P-51 Mustang foram enviados para checar um objeto descrito como tendo um quarto das dimensões da lua.
Todos os pilotos abandonaram a perseguição exceto o piloto Thomas Mantell, que subiu para uma altitude de 25 mil pés (cerca de 7600 metros) sem oxigênio, desmaiou e levou seu caça a uma queda fatal.
Apesar das afirmações de que o ovni era gigantesco e metálico, a explicação mais simples é que Thomas perseguiu um balão secreto de alta altitude, similar ao balão que provavelmente caiu em Roswell, Novo México, em 1947, gerando uma das mais conhecidas histórias envolvendo ovnis e alienígenas.
Uma espaçonave interestelar cruzando as nuvens com certeza impressionaria bastante os pilotos. Só que isso nunca aconteceu apesar de milhares de relatos de avistamentos anuais.
A maioria dos ovnis é vista exclusivamente na forma de luzes estranhas, que sempre são erroneamente consideradas como parte de um corpo físico, como no caso trágico em que o voo 800 da Trans World Airlines explodiu em pleno ar nos mares da Long Island, EUA.
Várias testemunhas dizem ter visto um risco de luz se movendo para um ponto onde surgiu uma bola de fogo. Entusiastas de ovnis afirmam que um objeto que mudava sua coloração de cinza para prateado foi visto a 70 milhas do local da queda 45 minutos antes da explosão.
Enfim, a explicação para a queda da aeronave foi um curto circuito que inflamou vapor no tanque de combustível.
Para aqueles que realmente acreditam que discos voadores estão importunando nossas aeronaves, vamos ver a lógica. Porque um visitante alienígena, que gastou tempo e recursos para vir até aqui, estaria interessado em brincar com nossas aeronaves?
Além disso, Michael ainda escreveu que “cinco por cento dos avistamentos de óvnis parecem desafiar explicações racionais”. Estatisticamente, isso quer dizer que há mais barulho do que sinais nos dados residuais. Em outras palavras, os avistamentos residuais são influenciados, em grande parte, pela percepção de um indivíduo e sua interpretação.
É por isso que, apesar de 60 anos de relatos de avistamentos, os ovnis continuam irrelevantes para a ciência moderna. Independentemente desses “alienígenas”, transporte aéreo ainda é a mais segura forma de se viajar. Mas se você tem medo de olhar pela janela e ver um alienígena lhe encarando, mantenha a persiana fechada.
Fonte: Jornal Ciência







