Os Eclipses de Novembro 2012
Infográfico NASA
Os antigos astrólogos consideravam os Eclipses como um fenômeno de mau presságio, uma vez que o escurecimento do Sol ou da Lua traz uma visão da vitória das trevas sobre a luz. Para que aconteça um Eclipse é necessário que 3 corpos celestes estejam alinhados entre si: o Sol, a Lua e a Terra.
Neste mês teremos dois Eclipses. Um que ocorrerá no dia 13 e será Total do Sol no 21º de Escorpião e no dia 28 um Lunar Anular no 6º de Gêmeos. Até o final do ano não teremos mais.
Como já dissemos em nossas colunas anteriores, os Eclipses têm efeitos sobre o campo eletromagnético da Terra e, dependendo da região em que ocorrem, alguns países são mais afetados, desencadeando problemas não só na parte geográfica como no próprio governo e na economia. O do dia 13 não será visto no Brasil, mas na Austrália e no sul do Oceano Pacífico.
Um fato interessante é que, a cada 19 anos, o Eclipse repete a mesma posição em grau no céu, o que chamamos a isso de Ciclo de Saros, que significa repetição. Os antigos caldeus tinham conhecimento desse fenômeno e o chamaram de ciclo Metônico, do grego Meton (V a.C).
Em Astrologia, os Eclipses são estudados em mapas astrológicos individuais, de empresas e de países, pois provocam crises e enfatizam assuntos que já estão em andamento, bons ou não. Pelo próprio fato de não termos a luz do Sol refletida, eles mostram a necessidade de um processo de revisão e critério para as pessoas, e também para as nações. É um tempo importante para se avaliar a nossa possibilidade de expandir os espaços que ocupamos na vida nos níveis físico, emocional, mental e espiritual. Portanto é importante serem avaliados na região da carta astrológica que irão atuar, pois será ali que eles terão sua ação mais enfatizada. Caso seja uma área financeira, é importante saber se é um setor fértil nessa carta ou é comprometido com astros de conflito, pois o Eclipse irá acentuar essas características. Numa avaliação geral e não específica, os signos que recaem os Eclipses serão os mais afetados, nesse caso primeiramente os de Escorpião e de Touro.
A colunista Márcia Bernardo ressalta que “um fator importante e pouco comentado é o caso de pessoas que nasceram num Eclipse ou em dias próximos a ocorrência de um. Para os antigos, isso seria um indicador do nascimento de um rei ou pessoa importante, mas também indicador de nascidos com algum possível problema”. Ao observar diversos mapas de clientes, a astróloga constatou que eles realmente marcam algo de importante naquele nascimento. Infelizmente são raríssimos os autores que tratam desse assunto e quase nada é encontrado em livros.
Lua Fora de Curso
As coisas iniciadas nesse intervalo tendem a ser incertas. Evite todas as ações ou investimentos importantes, pois provocam erros e frustrações. É aconselhável dar prosseguimento às coisas cotidianas.
Evitar esse intervalo da Lua Fora de Curso
12/11 das 03h14 às 09h11 em Escorpião
14/11 das 08h40 às 08h53 em Sagitário
16/11 das 07h45 às 08h36 em Capricórnio
18/11 das 03h55 às 10h11 em Aquário
Fases da Lua
Nova – 13/11 às 20h09 - 21º 57´ Escorpião (Eclipse Total do Sol)
Crescente – 22/11 às 12h33 - 28º 41´ em Aquário
Cheia – 28/11 às 12h47 - 6º 47´ Gêmeos (Eclipse Lunar Anular)
Minguante – 06/12 às 13h33 – 14º 55’ Virgem