China construirá primeiro navio para arqueologia submarina



A China planeja construir seu primeiro veículo capaz de retirar descobertas arqueológicas do mar no final de 2013, um grande passo para fortalecer as habilidades de busca submarina dos arqueólogos chineses que dependem atualmente de barcos alugados. 

 
O veículo, de 4,8 metros de largura e 56 metros de comprimento, será movido por um sistema integrado de propulsão totalmente elétrica, e atenderá "basicamente" as necessidades arqueológicas submarinas da China, de acordo com um comunicado divulgado pela Administração Estatal de Patrimônio Cultural (AEPC). 


Com um deslocamento de 860 toneladas, o navio será usado em áreas costeiras da China e pode navegar até as águas perto das Ilhas Xisha no Mar do Sul da China, se as condições do mar forem boas, disse. 


Os arqueólogos poderão usar o navio para descobrir, localizar, mapear, gravar em vídeo e escavar descobertas arqueológicas submarinas, de acordo com a AEPC. 



As notícias serão uma bênção para arqueólogos chineses que tem lutado por muito tempo contra o desconforto de viajar em barcos de pesca ao longo da costa de 18 mil quilômetros da China a fim de descobrir a volumosa quantidade de relíquias submarinas do país. 


Muitos exploradores e pescadores juntaram-se na caça aos tesouros no Mar do Sul da China, uma passagem marinha ocupada que tem provavelmente pelo menos 122 navios naufragados em sua superfície inferior. 

 
Muitos dos navios naufragados são das dinastias Tang (618-907) e Song (960-1276), quando o comércio da China com países estrangeiros estava prosperando.

Fonte: CRI